No último mês começaram a ser comercializadas as primeiras unidades do cavalo-mecânico Howo da marca chinesa Sinotruck. Os caminhões serão oferecidos nas versões 6x2 e 6x4 com potências de 290cv 380cv. Os novos caminhões são equipados com transmissão mecânica ZF, de 12 velocidades, podendo haver também opções com caixa Eaton. O motor Euro III modelo WD615, de 10 litros, é fabricado pela marca austríaca Styer.
De acordo com o fabricante o Howo apresenta grande economia de combustível. Em testes realizados no Brasil no trajeto de Porto Alegre a São Paulo, carregado com 35 t de carga chegou a fazer 2,69 Km / L.
Atualmente já existem no Brasil 10 distribuidores localizados em Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Cascavel, Lajes, Bauru, São Paulo, Campo Grande e Goiânia. Para o final deste ano estima-se um total de 15 distribuidores e, para 2011, um total de 25 distribuidores.
De olho nos motores Euro 5, a Sinotruck estuda quais propulsores serão introduzidos no Brasil, com grande chances de ser o D12, de 12 litros. Mas a possibilidade de importar um motor de 13 litros não está descartada.
Para o ano que vêm está previsto também o aumento da família, com a chegada do Howo A7, que poderá vir equipado com transmissão automatizada da fabricante, que está sendo desenvolvida com a Eaton. Para este ano está previsto a chegada de algumas unidades desse modelo mas apenas para testes em clientes.
Para atender a demanda nacional e as exigências da legislação brasileira foi necessário um segundo tanque e realizar algumas adaptações. As estimativas são de 600 unidades do Howo para o primeiro lote e 1000 para o ano de 2011. Os investimentos já aplicados totalizam R$ 12 milhões, a operação, que está e fase inicial, prevê orçamento em torno de R$ 130 milhões.
INTERIOR DO HOWO:
O Howo apresenta boa visibilidade e dirigibilidade, em termos de acabamento não deixa nada a desejar e surpreende bastante. O interior e sua sofisticação é fruto da joint venture com a Volvo. O computador de bordo apresenta níveis de bateria, pressão do óleo, temperatura, combustível, velocímetro e conta-giros. Os controles ficam do lado direito do painel, que apresenta detalhes de revestimento de plástico, imitando madeira.
O modelo inclui como equipamentos de série, espelhos retrovisores para meio-fio e dianteiro e ar-condicionado. O banco do motorista apresenta aquecedor e suspensão a ar, além dos níveis de regulagem convencionais, de altura e profundidade. O rádio do caminhão não é CD player mas possui entrada USB.
Na área de descanso, a muitas vantagens principalmente para para o transportador que costuma colocar dois motoristas em uma atividade, pois o caminhão também oferece de série um beliche, com colchão de metragem de 600 mm, cada cama conta também com um abajur de leitura.
Na parte superior do para-brisa, há três porta-objetos espaçosos, sendo um deles, localizado na parte central com um geladeira. O ponto fraco do interior é o túnel do motor, que é bastante elevado.
1 comentários:
Diogo, o Howo não é Mercedes-Benz, embora, a logomarca de longe pareça com a estrela da logo da Mercedes-Benz.
O Howo pertence à chinesa Sinotruk e a Mercedes-Benz é alemã.
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