.: De pai para filho

De pai para filho

O Jornal Aconteceu, que faz a cobertura jornalística de minha cidade, São Mateus do Sul-PR, fez mais uma publicação sobre a história dos caminhoneiros pioneiros do transporte na cidade, que muito contribuiram para o crecimento de São Mateus. Segue o texto original do jornal:
Olá, meus amigos! Nas últimas semanas, fui informado sobre a existência de mais imagens de antigos caminhoneiros da cidade. As fotografias, enviadas pelo amigo Vitor Romério Nadolny, retratam a história de Arnoldo Lazzari e seu filho, Marinho.
1946: Marinho Lazzari posa com seu pai (dentro da cabine), aos 3 anos de idade
A primeira foto, de 1946, mostra pai e filho em um Ford 1942 carregado com erva-mate da localidade de Dois Irmãos. A mercadoria seria transportada até o depósito da Leão Jr, em Curitiba. Arnoldo aparece dentro da cabine, enquanto Marinho, aos três anos de idade, está em pé, sobre o estribo. O caminhão estava estacionado em frente à casa da professora Iolanda, que foi diretora do Grupo Escolar Dr. Paulo Fortes — local onde hoje existe o prédio da Loja Suri, na avenida Ozy Mendonça de Lima. Notem, ao fundo, a cerca pintada com a sigla da União Democrática Nacional (UDN) — partido político já extinto, fundado em 1945.
1962: Marinho, antes de transportar erva-mate à capital do Paraná
A foto seguinte, tirada no local onde hoje está instalado o vapor Pery, é de 1962, quando Marinho já trabalhava como caminhoneiro. O caminhão Mercedes Benz 1960 pertencia ao seu pai, que não aparece na foto. Marinho é o rapaz apoiado no retrovisor do caminhão — novamente carregado de erva-mate, que também seria transportada até o depósito da Leão Jr.
1963: Toras de imbuia retiradas da localidade de Emboque
A última imagem é de 1963 e registra o transporte de uma imbuia de proporções enormes. O caminhão é um Ford F-8, que pertencia a Luciano Witikowski, fretado por Marinho Lazzari e “Iacho”. A árvore foi retirada da localidade de Emboque e vendida para a empresa Codega, de Curitiba. O local da foto é em frente ao prédio vizinho à loja Irmãos Toppel, na avenida Ozy Mendonça de Lima.
Nelson Chaves
Acervo fotográfico: Marinho Lazzari
E você amigo leitor, tem alguma foto antiga de seu pai, avô ou algum conhecido que é ou era caminhoneiro e quer compartilhar aqui no blog? Envie um email contando a história das fotos, com as fotos em anexo que faço questão de publicar, para rafael-amocaminhoes@hotmail.com . Ajude a aumentar o acervo histórico sobre o transporte no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário