.: Lançamento IVECO STRALIS NR EUROTRONIC

Lançamento IVECO STRALIS NR EUROTRONIC

Olá Amigos,
Com a chegada do Stralis NR Eurotronic, como caixa de câmbio automatizada, a Iveco vem reforçar no Brasil uma tendência mundial, de se produzir mais com consumo de combustível menor e com menor desgaste do equipamento.
O Blog Amocaminhões esteve na Bahia nos dias 12, 13 e 14 de Abril para acompanhar o lançamento do novo Stralis e teve a oportunidade de testar um modelo carregado (bitrem de 54 toneladas) e um vazio, sem carreta. Por categorias então:
Caixa de câmbio:
A caixa do Eurotronic é a grande mudança do veículo, que esta equipado com a caixa ZF 16AS 2630T de 16 velocidades, automatizada. Assim como em uma caixa manual, a automatizada tem os discos de embreagem e os acionadores das engrenagens, porém, a diferença é que estes componentes são acionados eletronicamente pela central da caixa, integrada com a central do motor do Stralis. Efetivamente, o computador faz todo o serviço pesado, restando ao motorista apenas acelerar e frear o veículo. Um detalhe, a caixa é seca, não tem anéis sincronizadores, o que reduz a frequencia de manutenção. O fato do sistema trocar as marchas automaticamente, dobrou a vida útil da embreagem, com registro de mais de 2 milhões de quilometros rodados sem a necessidade de troca dos discos.
No caso do Stralis, a performance do sistema operando com as 54 toneladas é incrível!! As trocas são suaves e cadenciadas como se fosse no caminhão manual. Não dá soco, nem joga a cabine para cima, causando desconforto. A sensação é de estar andando com um motorista muito experiente. O sistema controla inclusive a queda de rotação do motor durantes as marchas para mais, e o aumento da rotação nas reduções. Ao motorista, basta firmar o pé, ligar uma música e pegar a estrada tranquilamente, o resto, o Stralis NR Eurotronic faz.
Motorização:
O motor de 13 litros, 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro e 460 cavalos fez as 54 toneladas parecerem nada. O Stralis venceu as fortes subidas da região da Ilha de Comandatuba com bastante vigor. Apertando fundo no acelerador, ele venceu uma das mais fortes subidas do trecho em 6° reduzida, perto dos 40km/h.
Com a faixa de torque chegando aos 2.250 N.m, sobra folego para este motor. Para se ter idéia, é o torque mais alto obtido por motores de 6 cilindros em linha no brasil. O sistema de injeção é do tipo bicos injetores com bomba integrada.
Suspensão:
Suspensão do Stralis garante conforto para o motorista, reduzindo muito as vibrações do asfalto. As dianteiras são do tipo mola com unico estágio, embuchadas para reduzir ruídos, mais dois amortecedores de dupla ação com barras estabilizadora. As traseiras são com molas parabólicas com 4 amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora.
Chassis:
O chassis do Stralis é constituído de duas longarinas planas de perfil “C” de aço de alta resistência, unidas por travessas rebitadas. Um acessório de série é o paralama traseiro tripartido.
Aparência:
No visual, o Stralis NR Eurotronic é o mesmo Stralis NR que conhecemos desde 2010. Ganhou apenas o simbolo EUROTRONIC nas portas. Continua com um visual moderno que chama a atenção nas estradas pela beleza.
Interior:
O interior do Stralis novo sofreu algumas mudanças, principalmente no painel de instrumentos. Extremanente confortável, com os botões dos acionadores dos vidros elétricos, espelhos elétricos sempre a mão, trás um incontável número de porta-trecos. Dois bancos com regulagem a ar, garante conforto para o motorista e passageiro. A cama é confortável e a geladeira de série garante o bem estar do motorista durante as viagens mais longas. Embora não tenha alavanca de cambio, nem embreagem, os comandos D, N e R da caixa requer um pouco de esforço do motorista, pois ele precisa se inclinar sobre o painel para alcança-los. Como são acionados esporadicamente, não representam um incomodo. Forração em pano nas portas dá uma aparência bem acabada as portas, que exigem certa pressão para fechamento. Os acionadores das portas, tanto internos como externos, são leves e não exigem muito esforço. A posição de dirigir é agradável e os espelhos concavos dos dois lados garantem um campo de visão extra para o motorista.
Cabine:
A cabine esta posicionada sobre um sistema de amortecimento eficiente. Absorve boa parte das oscilações do asfalto. Quando carregado, oscila muito pouco, garantindo conforto para o motorista. Diferentes de outros modelos do mercado, o movimento lateral da cabine é menor, não causando a sensação de tombamento no motorista quando se esta fazendo uma curva. Durante o teste, passamos por estradas precárias com muita vibração, que foi bem absorvida pelo veículo carregado. Já o veículo vazio não serve para parâmetros.
Tanques de combustível:
O Stralis está equipado com tanques de alumínio de série, 900 litros de capacidade para os modelos 6×4 e 6×2 e 820 litros para o modelo 4×2.
Freios:
Todos os modelos com caixa automatizada vêm com freio ABS de série. O sistema de freios é do tipo a tambor, tanto dianteiro como traseiro. O sistema controla o peso no eixo traseiro para aplicar mais ou menos carga de frenagem ao veículo, evitando o travamento do eixo.
Freio Motor:
Quando o opcional ZF Intarder esta instalado, a potência máxima de frenagem pode chegar aos 985CV!! É muita potência aplicada para parar um caminhão!! Sem esse opcional, o motor consegue gerar 422CV de potência de frenagem, o que é bastante. Nos testes práticos, o 2° estágio do freio motor praticamente para o veículo sem a necessidade de utilizar o freio de serviço. Mais segurança para o motorista.
Painel:
O painel do Stralis sofreu algumas alterações, mas continua completo.
O computador de bordo fornece informações importantes sobre o funcionamento do veículo, principalmente no quesito transmissão. As marchas são mostradas de forma sequencial, então a 4° simples é mostrada como 8°, a 7° reduzida como 13° e assim por diante até a 16° marcha, que é a 8° simples. No começo você estranha um pouco, mas com o tempo se acostuma com esta nova forma de mostras as marchas. Luzes indicativas das principais funções do caminhão estão presentes, além do mostrador de combustível, temperaturado do motor, velocímetro e conta-giros.
Direção:
A direção hidráulica é macia e progressiva. A coluna de direção tem regulagem de altura e posição.
Performance avaliada:
No teste de percurso, com a bitrem com 54 toneladas, o Stralis NR Eurotronic se comportou bem, sem solavancos, o sistema de trocas de marchas é macio e não causa desconforto para o motorista. Na verdade, para quem esta de fora do veículo, parece que é um caminhão manual, pela sonorização dele, pois as trocas de marchas são realizadas nos tempos corretos. Além disso, o forte motor de 460CV gera força suficiente para puxar emplementos de até 74 toneladas de peso bruto. O que mais chama a atenção, é a economia gerada pelo novo sistema de transmissão, que pode chegar a 7% para os bons motoristas e a até 12% para os maus motoristas. Isso representa no final de um ano de trabalho um bom dinheiro salvo com combustível e manutenção do veículo, já que o powertrain fica protegido pelo sistema eletrônico.
Em breve, mais fotos e dados sobre este excelente produto da Iveco.

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