As mais modernas tecnologias em veículos pesados estão sendo apresentadas no Salão de Hannover, na Alemanha, que neste ano tem seu enfoque no conforto, na segurança e no meio ambiente. Caminhões e ônibus muitas vezes são escolhidos para a aplicação de alta tecnologia pela importância e pelo impacto que o transporte coletivo tem nas comunidades. Não é raro – especialmente itens de segurança – tecnologias chegarem aos carros de passeio somente após serem aprovadas nos pesados.
A Mercedes Benz já tem há algum tempo o sistema chamado Active Brake Assist (Assistente Ativo de Frenagem), que reduz a velocidade do caminhão automaticamente quando o sensor indica que há um veículo à frente em velocidade menor, para evitar a colisão. Este revolucionário sistema de frenagem ganhou prêmios e foi aperfeiçoado e no salão deste ano a empresa mostra o Active Brake Assist 2, que é acionado também quando o obstáculo for imóvel, isto é: quando tiver outro caminhão parado ou uma barreira de qualquer tipo. Com isto aumenta em muito a segurança do motorista numa viagem, assim como a proteção de todos os passageiros. O sistema está presente na nona versão do caminhão Actros, que é trazido da Alemanha para o mercado brasileiro.
Hoje o Actros já tem o sistema 1, que funciona somente quando o obstáculo à frente estiver em movimento. O sistema 2 passa a equipar o Actros lançado agora na Alemanha e, portanto, a próximo lote já virá para o Brasil com o novo equipamento.
Vale lembrar que o Actros será montado no Brasil a partir do ano que vem, na fábrica de Juiz de Fora, em Minas Gerais, pelo sistema CDK, com as peças vindas todas da Alemanha. A partir de 2012 ele será fabricado aqui, com parte de fornecedores locais.
O sistema é controlado por radar e reconhece o outro veículo que vem à frente. O radar varre uma área na via à frente do caminhão, enquanto determina continuamente a distância entre ele e o veículo que está na frente ou os obstáculos imóveis, bem como a diferença de velocidade entre os dois veículos. Com base no estilo de direção do momento, se um acidente for inevitável, o motorista recebe alertas visuais por meio de um triângulo vermelho que se acende, assim como um alarme sonoro. O conceito de aviso foi projetado para permitir que os motoristas desviem de situações críticas. Mas se a situação piorar, o sistema reage, acionando os freios.
Os formatos dos veículos – carros, caminhões, ônibus – são armazenados no sistema, garantindo assim que o Active Brake Assist reaja somente a veículos e não a obstáculos menores, como pequenos objetos caídos na estrada.
Este sistema opera em várias condições de clima e luminosidade e funciona com mais eficácia em velocidades entre 8 e 88 km/h.
O sistema é exclusivo da Mercedes-Benz e equipa as versões topo de linha do Actros, cujos preços variam de R$ 380 mil a R$ 440 mil.
A versão do caminhão com o Active Brake Assist 1 (e outros itens de segurança), custa entre R$ 30 mil e R$ 40 mil a mais que a versão sem o equipamento.
Fonte: WebMotors
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