Quarenta e cinco por cento, quase metade, portanto, da frota brasileira de caminhões têm mais de 20 anos de uso. Isso significa que cerca de 600 mil veículos já estão na idade de se aposentar, sendo que 270 mil deles estão rodando há mais de 30 anos.
Os problemas de uma frota com idade avançada são conhecidos: caminhões velhos poluem mais, estão mais propensos a estragar na rua, provocando congestionamentos, e a se envolver em acidentes. Para completar o quadro negativo, eles prejudicam uma logística mais eficiente e geram mais gastos com consumo de combustível e manutenção. Estudos indicam que os caminhões novos emitem entre 80% e 90% menos poluentes do que aqueles fabricados até 1993.
De todos os caminhões em circulação no Brasil, 53% foram fabricados antes desse ano. Tal panorama estimulou a Confederação Nacional dos Transportes a desenvolver o RenovAR – Plano Nacional de Renovação de Frota de Caminhões. Ele prevê a melhoria do acesso ao crédito, especialmente para os caminhoneiros autônomos, e a retirada de circulação dos veículos antigos com a destinação correta da sucata e de outros materiais para a reciclagem. Segundo a entidade, os autônomos representam 62% do total da frota de 1,3 milhão de caminhões no Brasil. Eles são proprietários de 88% dos veículos com mais de 30 anos e enfrentam dificuldades em comprar um caminhão novo. O RenovAR defende que sejam retirados de circulação todos os veículos com mais de 30 anos.
Fonte: Jornal do Comércio
0 comentários:
Postar um comentário