.: Mar de caminhões em Araquari

Mar de caminhões em Araquari

Pelo menos 700 caminhões formaram um mar de veículos parados no pátio do posto Sinuelo, ontem, em Araquari. Eles aguardam liberação para descarregar soja e farelo no Porto de São Francisco do Sul. Como o pátio estava lotado, uma fila de pelo menos quatro quilômetros se formou no acostamento da BR-280. A espera é cansativa para os motoristas, que têm de improvisar alojamentos entre os veículos.
A liberação para seguir viagem pode demorar até 4 dias. Uma das preocupações é com a higiene. São apenas cinco banheiros para mais de 700 pessoas. A fila do banho – há oito chuveiros – passa de duas horas.
“É complicado ficar assim”, diz o motorista Edilson Gasparetto, de 39 anos. Ele saiu de Mafra carregado com 37 toneladas de soja em um caminhão de sete eixos. Está desde segunda-feira parado e acredita que hoje seja possível ir até o porto. O dinheiro para comer em restaurantes está acabando. “Após cinco horas de espera, deveríamos receber R$ 1 por tonelada/hora e estão nos pagando apenas depois de 24 horas de espera. E R$ 0,40 por tonelada/hora”, diz Edilson.
Sabendo de boa parte dos problemas que os motoristas têm enfrentado, o responsável pela triagem, Silvano Kowalski, disse que o número de banheiros e chuveiros deve ser ampliado para os próximos dias. “Serão 13 banheiros e dez chuveiros a mais”, conta.
Segundo ele, a fila dos últimos dias é consequência do bloqueio parcial da BR-376 e do mau tempo nas últimas semanas. “A chuva impede que os navios atraquem e a rodovia parada forma fila rapidamente. E quando libera, é tudo de uma vez. Por isso, o pátio está lotado”, completa.
Fonte: A Notícia

0 comentários:

Postar um comentário