As preparações para a chegada da legislação Proconve P7 em janeiro de 2012 tendem a ser aceleradas pelas fabricantes nos próximos meses. Com isso, as novidades começaram a surgir. Prova disso é a Mercedes-Benz, que acaba de divulga seus primeiros veículos totalmente adaptados a nova legislação: o caminhão Axor 2831 e o chassi para ônibus urbano OF 1722 serão os primeiros. Os modelos estão equipados com um pacote de tecnologias denominado de BlueTec 5, que inclui a solução de pós-tratamento de gases de emissões SCR, como ocorre nos veículos da marca na Europa. Ao todo, mais 300 000 caminhões e 25 000 ônibus já circulam naquele continente com esse sistema, que visa a redução de NOx (Óxidos de Nitrogênio) e Material Particulado.
O BlueTec5 é um sistema que agrega benefícios importantes para o meio ambiente. Em relação à legislação atual, a Proconve P5, equivalente a Euro 3, o sistema proporciona uma redução de 80% nas emissões de Material Particulado e de 60% nas emissões de NOx. E o funcionamento de certa forma é simples. Um pequeno bico, colocado no escapamento do veículo, faz a injeção do Arla-32 (agente redutor líquido de NOx automotivo), que é armazenado em um reservatório individual. Esse agente químico, que é composto por uréia e água desmineralizada, quando encontra os gases de escape, transforma o NOx em Nitrogênio puro e em vapor de água.
Outra ação dessa tecnologia é a redução de Material Particulado, que é produzido com a queima incompleta do combustível, mas esse item é reduzido internamente no motor. A queima do combustível passa a ser quase que completa, e isso praticamente elimina o Material Particulado das emissões. O sistema não exige manutenção, apenas um pequeno filtro de Arla 32 precisa ser trocado a cada dois anos, em média.
Fonte: Transporte Mundial
0 comentários:
Postar um comentário